Um filme épico de apenas 14 minutos.. o mais conhecido, mais visto e mais bem sucedido (além do mais imitado) dos mais de 500 filmes do pioneiro do cinema fantástico George Méliès.
Méliès criou um mundo de paisagens fantásticas para o filme. E aqui a imagem mais icônica do filme: UM FOGUETE NO OLHO DO HOMEM-LUA.

George Méliès nasceu em 1861. Ganhou fama em Paris como ilusionista, fundando o Théâtre Robert-Houdin.
Méliès começou a realizar filmagens no estilo dos irmãos Lumière, mas então descobriu o potencial da câmera para ilusionismo, basicamente inventando os EFEITOS ESPECIAIS. Seus primeiros filmes, de apenas um rolo, eram simples demonstrações de truques de mágica como transformações e desaparecimentos.
Ele realizou filmes mais complexos com diversas sequências de efeitos especiais interligadas por tramas mais elaboradas. Seus últimos épicos foram pouco vistos.
Falido e afastado do cinema, Méliès foi aclamado pelos surrealistas como mestre e conquistou o reconhecimento nacional: em 1931 recebeu a Legião da Honra.
Curiosidades:
Esse filme precede os icônicos FLASH GORDON (1936), DESTINO A LUA (1950), 2001, UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968) e GUERRA NAS ESTRELAS (1977).
Como costumamos dizer: “nada se copia, tudo se transforma!”
O filme A INVENÇÃO DE HUGO CABRET (2011) faz uma homenagem direta a esse grande diretor ilusionista.
Commenti