
Todos os méritos desta grande obra ao grandioso D.W. Griffith (1875-1948). Esse relato épico com 3 horas de duração sobre a Guerra Civil Americana e a ascensão da ku klus Clan é uma adaptação da peça teatral The Clansman (O membro do clã, 1905), do Reverendo Thomas Dixon Jr. Ele analisa em detalhes os problemas que surgem quando os negros alcançam a igualdade de direito dos brancos e celebra a bravura de uma sociedade secreta que """salvou""" o sul da anarquia do domínio da raça negra.
É importante ressaltar que esse ponto de vista da história é referente a época em que ele foi filmado. 1915. Recentemente essa obra cinematográfica foi regravada e o ponto de vista da história foi alterado. Se o filme original conta a história do ponto de vista dos "brancos" o filme de 2016 dirigido por Nate Parker conta a mesma história mas a partir do ponto de vista dos "negros". Vale muito a pena assistir as duas versões e comparar os pontos de vista. #ficadica.
Voltando a falar do filme original, vemos que o filme é divido em duas partes, a primeira é a reconstituição histórica de como o Norte e o Sul dos Estados Unidos entraram em conflito.
Outra curiosidade deste filme é que Griffith afirma que não havia atores negros na Califórnia na época, de modo que, atores brancos maquiados representam os principais personagens negros e mestiços. Apesar dos protestos o filme arrecadou uma bilheteria recorde de 18 milhões de dólares.
Fonte: Tudo sobre Cinema
Comments