top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

Inimigo Público (1931)


Inimigo Público, de Willian Wellman, ambientado no período da Lei Seca, não foi reconhecido de imediato como clássico pelos críticos da época. "É apenas mais um filme de gângster, com um enredo mais fraco que o da maioria", reclamou um resenhista do The New York Times, aparentemente sem perceber sua importância para o estabelecimento do gênero. Seu astro, James Cagney, em uma atuação que definiria sua carreira como o criminoso falastrão Tom Powers, também tinha suas reservas quanto ao filme. Em uma das cenas mais famosas, Cagney aparece esfregando metade de uma toranja no rosto de Mae Clarke.


O filme foi baseado no romance Beer and Blood (Cerveja e sangue), dos escritores de Chicago Kubek Glasmon e John Bright, porém, boa parte dele provinha de acontecimentos reais. A cena da toranja foi inspirada em um incidente real envolvendo o gângster de Chicago Hymie Weiss, que certa vez pegara um omelete que sua namorada havia acabado de fazer e esfregado na cara dela.


Como muitos filmes de gângsters do período, Inimigo Público assumia uma postura ambígua em relação aos seus protagonistas criminosos. Por um lado, esses homens eram alvo de desprezo. Quando o filme foi relançado em uma sessão dupla com Alma no lodo, em 1954, uma introdução chegou a ser acrescentada, demonizando de forma explícita o personagem de Cagney como um "problema" sociológico. Os espectadores, no entanto, adoravam seu jeito atrevido de falar, sua espirituosidade e sua rebeldia. Ao assistirem o filme, não conseguiam deixar de torcer por ele. Conforme reconheceu Wellman: "O motivo do sucesso tem um nome: Cagney!"


Fonte: Tudo sobre cinema

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page