top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

Grande Hotel (1932)


Promovido como o "espetáculo do século", Grande Hotel fez história no cinema como o primeiro grande filme com um elenco todo composto por estrelas, entre as quais Greta Garbo, John Barrymore, Joan Crawford, Wallace Beery, Lionel Barrymore, Lewis Stone e Jean Hersholt. O produtor da MGM, Irving Thalberg, comprou os direitos do popular romance Menschen im Hotel, de Vikki Baum, publicado em 1929 e baseado nas vidas dos clientes e funcionários de um hotel de Berlim. Por 35 mil dólares, contratou o talentoso cineasta Edmund Goulding para dirigir o filme e construiu o maior set já criado até então e convenceu vários dos principais atores hollywoodianos da época a trabalharem juntos, contando ainda com 100 figurantes.


O resultado é um filme que acompanha um grupo heterogêneo de pessoas por alguns dias e narra a forma como seus caminhos se cruzam. Entre os personagens estão Grusinskaya, uma bailarina russa enfastiada (Garbo), em crise porque sua carreira está em declínio; o elegante barão Felix von Geigern (John Berrymore), um aristocrata que se transforma, com relutância, em ladrão de jóias para pagar suas dívidas de jogo; o submisso Otto Kringelein (Lionel Barrymore); Preysing ( Berry), o repulsivo diretor-geral de uma indústria têxtil , que está louco para fechar um negócio; Flaemmcher (Crawford), a deselegante, porém bondosa, estenógrafa de Preysing; e um hóspede permanente do hotel, o veterano de guerra e observador arguto doutor Otternschlag (Stone).


A estréia em Hollywood contou com uma reprodução de mesa de recepção do lobby do hotel, na qual os astros que chegavam - entre eles Marlene Dietrich e Clark Gable - tinham que se registrar para entrar. Sucesso absoluto de público, Grande Hotel ganhou o oscar de melhor filme.


Fonte: Tudo Sobre Cinema

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page