top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

A General (1926)


Um dos triângulos amorosos mais estranhos do cinema, A General conta a história de um homem, sua garota e a locomotiva que ele conduz. Passado no sul dos Estados Unidos durante o início da Guerra Civil, o filme traz Johnnie Gray, o herói sisudo do Buster Keaton, sendo injustamente acusado de covardia por sua amada e pela família dela. Por meio de suas tentativas de recuperar a locomotiva, roubada por espiões da União, Johnnie consegue salvar sua reputação e reconquistar sua máquina e o relacionamento sem o qual não consegue viver.


A reconstituição histórica precisa da Guerra Civil envolveu centenas de figurante, sequências acrobáticas perigosas e a destruição de um trem. O roteiro foi inspirado no romance The Great Locomotive Chase, de Willian Pittenger, sobre um engenheiro que se envolve no resgate de sua locomotiva roubada.

Sem nunca buscar fama, fortuna ou aventuras, o único objetivo do personagem clássico de Keaton é fazer com que sua vida volte a ser como antes de tudo sair do controle, Mas, para tanto, ele precisa se safar de várias enrascadas. Durante o processo, Keaton executa acrobacias extraordinárias, seu rosto sério jamais transparecendo os perigos que corria ao realizá-las.


O filme foi um fracasso de bilheteria na época do lançamento, com as plateias mais interessadas em A carne e o diabo (1926), protagonizado por Greta Garbo. Ele também não impressionou os críticos, que não viram muita graça nas estripulias do maquinista. Keaton ficou arrasado com essa recepção, pois acreditava que o filme era sua obra-prima. Hoje, no entanto, A general figura em diversas listas de "melhores filmes" e, em 1989, foi selecionado pela Livraria do Congresso para a primeira leva de filmes americanos a serem preservados no Registro Nacional dos Estados Unidos.


Fonte: Tudo sobre Cinema

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page