top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

O que eu gostaria de saber sobre ESCREVER UM ARGUMENTO e ninguém me ensinou...


Gosto de falar que a dúvida de um, pode ser a dúvida de muitos, por isso digo e repito, sempre faça sua pergunta mesmo que ache que não é necessário, acredite: é sim!


Sou formada em cinema e atuo hoje diretamente como roteirista e diretora, também tenho formação em artes cênicas então atuo nesta área desde 2004. Com minha formação em cinema ampliei meus horizontes tanto no roteiro quanto na direção.

Escrever para teatro e para cinema é bem diferente. E uma migração complicada. No teatro trabalhamos muito com textos e diálogos enquanto que no cinema trabalhamos com imagens.

Na faculdade, achava que iria tirar de letra escrever um roteiro, e estava muito errada, deu uma trabalheira danada eliminar os vícios da escrita teatral, mas a gente vai se superando, preciso me policiar até hoje.


No entanto, minha maior dificuldade foi a parte de ARGUMENTO DE FILME. Passamos por isso muito rápido na faculdade, as aulas sempre eram muito focadas nas técnicas do roteiro final, por isso nunca achei que seria tão ESSENCIAL a escrita do argumento. Até que...


Até que em uma entrevista para uma produtora/distribuidora me foi solicitado a escrita de um ARGUMENTO DE LONGA METRAGEM. Com sorriso no rosto afirmei: É CLARO! Fui pra casa e entrei em pânico. Nunca escrevi um argumento na faculdade, tenho que escrever um para uma produtora. Socorro! Falha da faculdade? Falha do professor? Não sei, e na verdade saber quem falhou não mudava nada naquele momento. Fui para internet aprender a escrever um argumento. Achei pouca coisa em português, precisei ir para os sites gringos para aprender! Mas sobre a escrita do roteiro, páginas e páginas sobre o assunto.


Reformulando a primeira frase deste post: "A minha dúvida de "ontem", pode ser a dúvida de muitos hoje!" Aprendi a escrever um argumento, e hoje me dedico a auxiliar roteiristas iniciantes a escrever seus primeiros argumentos. Sou muito grata por isso! E você como foi sua primeira experiência na escrita de um argumento?





116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page