
A burocracia por trás do prazer de escrever e contar histórias...
Afinal, um roteirista pode ser MEI (Micro Empreendedor Individual)?
Em primeiro lugar, se você deseja ser um roteirista profissional e viver disso, raríssimas as chances de você ter sua carteira assinada.
No fabuloso mundo audiovisual QUASE TODO MUNDO é prestador de serviço. E nesta prestação de serviço nós, roteiristas, estamos enquadrados!
Geralmente o trabalho como roteirista se da por contrato. Contrato por projeto. O roteirista é contratado para um filme, uma novela, uma série e por aí vai.
E se o roteirista é contratado por CONTRATO, então ele é um prestador de serviço. E se o roteirista é um prestador de serviço então ele um empreendedor autônomo. Sendo assim, como roteirista, você precisa ser uma PJ - (pessoa jurídica).
Você precisa abrir uma empresa, que te possibilite emitir nota fiscal de serviço.
E então... um roteirista pode ou não ser um MEI?
A questão é a seguinte: o MEI, é uma excelente alternativa para quem está começando, no entanto, o limite de faturamento anual para um MEI é de 81 mil anual. E sim, "graças a Deus!" um roteirista profissional ganha mais do que isso em um ano.
Enfim, sou roteirista posso ser MEI ou não?
Fique atento ao seu faturamento. Se você está começando agora e ainda não ganha mais do que 81 mil no ano você pode ser MEI. Quando seu faturamento bater este teto você precisa trocar de MEI para SIMPLES!
ATENÇÃO:
No momento em que este artigo é escrito existe um projeto de lei sendo analisado que sobe o limite anual do MEI de 81 mil para 144 mil. Por tanto fique sempre atento as atualizações do mercado!
Leia também: Quem é o dono de um filme?
Leia também: Você sabe o que é o CPB de um filme?
Comments