
Quando começamos a escrever um roteiro cinematográfico existem alguns problemas que surgem naturalmente pela falta de experiência do aspirante a roteirista. Segue abaixo 5 problemas fáceis de serem evitados:
Problema 1:
Diálogo desnecessário - Diálogos que não agregam informações importantes para a história. Geralmente quando se exclui estes diálogos o roteiro permanece com o mesmo sentido.
Problema 2:
Falas extremamente longas - A menos que exista um propósito muito importante para um personagem falar tanto, deixe as falas o mais objetivas possível. Imagens falam muito mais que palavras.
Problema 3:
Conversas sem sentido - Pode parecer bobeira, mas se o espectador não entende a conversa, então ela foi muito mal escrita. Uma dica é depois do roteiro pronto, peça para um amigo leigo no assunto fazer a leitura. Se ele entender sua historia, você já tem boa parte do caminho andado.
Problema 4:
Monólogos existenciais - Nada de deixar seu personagem falando sozinho explicando para si mesmo (e para o público) como ele está se sentido. Repito: imagens falam muito mais que palavras.
Problema 5:
Diálogo não é redação do Enem - E o que isso significa? Que você escreve como o personagem fala. Se ele tem sotaque, o sotaque precisa estar na escrita. Se ele tem gírias, elas precisam estar na escrita e assim por diante.
Se você conseguir evitar estes 5 problemas básicos você já está no caminho certo para construir bons diálogos.
Dica extra: Leia muito e assista muitos filme e séries. SE INSPIRE!
Até a próxima... 👋
Leia também: Criando um personagem: Sentimento x Ação
Leia também: Todo roteirista precisa de uma produtora?
Comments