top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

Todo roteirista precisa de uma produtora?


Esta é uma pergunta bastante comum feita por roteiristas que estão começando na carreira, espero que este artigo ajude você que está nesta empreitada.


Não existe nenhuma resposta exata para este tipo de pergunta porque todas as respostas dependerão do contexto. Mas vamos lá...


O caminho tradicional para tirar um roteiro do papel é este: o roteirista tem um roteiro e procura uma produtora que tenha a ver com seu projeto.


O pitching acontece entre roteirista e produtora para se chegar a um denominador comum sobre a viabilidade do roteiro em termos criativos, financeiros e estratégicos. Ambas as partes estando de acordo, o contrato é fechado e dá-se início ao desenvolvimento do projeto.


Outra forma pode ser a produtora ter um projeto em mente e estar a procura de roteiristas para desenvolvê-lo.


Um terceiro caminho é possível. O próprio roteirista tomar as rédeas da produção e montar uma equipe para tirar o próprio filme do papel.


A questão roteirista x produtora é que se torna inviável alguém desenvolver um projeto audiovisual sozinho. EQUIPE DE PRODUÇÃO É FUNDAMENTAL. E para isso, ou você encontra uma produtora, ou você mesmo monta uma e se torna roteirista/produtor.


Qual é o caminho mais fácil?

Não tem!


O caminho mais adequado é a oportunidade que aparecer pra você, mesmo não sendo, a primeira instância, roteiro. Não deixe a oportunidade passar, ela pode ser a porta que você precisa para, em um futuro, desempenhar a função que você deseja no mercado audiovisual.


Até a próxima! 👋


Leia também: Cineastas iniciantes





42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page