
Quando começamos a escrever uma história, mergulhamos tão fundo nela que às vezes parece que fazemos parte. É como se aquela narrativa fizesse parte de nós. E vamos combinar que, se na vida real temos dificuldades de analisar com clareza um problema quando estamos dentro dele, no desenvolvimento de um roteiro também.
Estamos acostumados com a história.
Já lemos e relemos nossa história tantas vezes que podemos deixar passar algumas coisas que poderiam ser melhoradas como:
Erros técnicos;
Pontas soltas;
Inconsistência em algum personagem;
Conflitos não resolvidos;
Introdução longa demais;
Estes são apenas algumas falhas que podem acontecer, e não se preocupe, é normal. É justamente por isso que ao terminarmos o 1° tratamento precisamos de um olhar diferenciado sobre aquilo que escrevemos, então aqui vão duas dicas:
Dica 1:
Peça para um amigo ler seu texto, alguém que não seja da área audiovisual e peça a ele o parecer sobre a história. O que ele achou? A história é boa? Ele entendeu a história? A resposta dele já vai te dar uma luz sobre pontos fortes e fracos do seu roteiro;
Dica 2:
Peça para alguém da área ler seu texto. Com um olhar mais técnico e apurado esta analise te dará clareza de onde estão seus acertos e os pontos que ainda precisam ser melhor ajustados.
Se desejar, entre em contato conosco, A SoulFilms pode ajudar você fazendo uma análise do seu roteiro. Nosso objetivo sempre é ajudar você a fazer cinema.
Até a próxima! 👋
Leia também: Dicas de formatação de roteiro
Leia também: 6 software de roteiro que você precisa conhecer
Comments