
Termo bastante popular entre roteiristas e demais profissionais do setor audiovisual mas que deixa os novatos da área um pouco perdidos e sem saber por onde começar. Então vamos lá:
A bíblia do audiovisual, ou também como é conhecida, bíblia de série (no caso do projeto ser uma série) é um documento que registra todas as principais informações de um projeto audiovisual.
Não se tem uma fórmula de como preparar uma bíblia mas selecionamos aqui 8 pontos importantes para que sua bíblia fique o mais completa possível, chamando a atenção dos produtores e/ou players que você deseja conquistar.
Tema:
Qual é o título do seu projeto?
História:
Qual é a sinopse do seu projeto?
Estrutura:
Se é um filme, quantos minutos de duração. Se é uma série, quantos episódios e quantos minutos tem cada episódio e qual o tema em cada episódio;
Tom:
Qual é o tom que você dará a sua história; de que forma ela será contada?
Estilo:
Qual a referência que você traz para sua história? Qual a referência do seu projeto?
Gênero:
Qual é o gênero da sua história;
Personagens:
Quem são seus personagens principais e quais são as características mais marcantes de cada um deles; seja física, emocional ou intelectual;
Futuro:
Qual é o futuro que você tem planejado para seu projeto? O que ele pode se tornar além de um filme ou uma série?
Não importa se sua bíblia tem cinco ou cinquenta páginas. O que importa é que todas as informações importantes estejam registradas. Para que em qualquer pitching ou rodada de negócios você tenha um material consistente para vender sua obra.
E como sempre gosto de deixar exemplos pra vocês, segue abaixo o link de um site que disponibiliza algumas bíblias de séries famosas. Corre lá!
Dica boa é dica compartilhada!
Até a próxima 👋
Comments