
A primeira pergunta que você precisa responder é: em qual contexto sua história se insere?
Essa pergunta não está relacionada ao gênero do seu filme. Mas ao contexto da sua história.
Por exemplo, a série Grey's Anatomy, da roteirista Shonda Rhimes é construída dentro de um contexto hospitalar e teve sua temporada mais recente criada dentro do contexto real da pandemia da Covid-19.
Se mudarmos completamente de gênero e analisarmos a série Vikings, do roteirista Michael Hirst, temos uma história fictícia baseada em um contexto histórico real.
Se observarmos o sitcom Modern Family, do roteirista Christopher Lloyd percebemos um contexto de relações familiares que formam a base de todas as histórias que são contadas no seriado.
Precisamos ter sempre em mente que o contexto é o alicerce em que sua história será construída não importa se é ficção, se é histórico, fato real ou biográfico o contexto sempre será a base como a construção de um edifício: os fundamentos não são vistos, mas você sabe que ele está lá, afinal se não estivesse não haveria construção. O contexto da história tem o mesmo propósito dos fundamentos de um edifício.
Outro ponto importante que vale lembrar: a ideia precisa funcionar dentro do contexto.
Como assim?
A ideia de falar sobre a pandemia funciona em Greys Anatomy porque a série é hospitalar. Ela não faria o menor sentido ser inserida em Vickings. Percebe a diferença?
Pode parecer simples, no entanto, se não prestarmos atenção nestes detalhes, podemos facilmente escrever uma história sem sentido algum.
Então, mais uma vez refaço a pergunta: QUAL O CONTEXTO DA HISTÓRIA QUE VOCÊ ESTÁ CRIANDO?
Se ainda não se inscreveu em nosso canal no Youtube, se inscreve lá, temos conteúdo toda semana!!!
link: https://youtube.com/c/soulfilmss
Comments