top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

Roma, Cidade Aberta (1945)


Roberto Rosseline adotou notoriamente uma abordagem improvisada em Roma, Cidade Aberta, filmado nas ruas da recém-libertada Roma. A maior parte do material foi filmado sem som com elementos sonoros acrescentados posteriormente. A edição é brusca porque o diretor não tinha filme de sobra. "Geralmente o negativo acabava antes da cena", reclamava Aldo Fabrizi, que interpretou um padre na resistência antinazista.


O diretor se inspirou nas próprias experiências enquanto se escondia das patrulhas nazistas que procuravam jovens italianos para obrigá-los a lutar pelo fascismo. Ele originalmente planejava fazer um documentário; ao transformá-lo em ficção, o fez com olhar de um documentarista. "Tentei captar a realidade", disse ele certa vez, "nada além disso". As cenas de tortura parecem estranhamente caricaturais no mundo contemporâneo de Guantánamo e Abu Ghraib. Vemos um membro da resistência sendo esfolado, açoitado e queimado enquanto Don Pietro (Fabrizi) está sentado no cômodo ao lado.


Como notaram os críticos, Roma, cidade aberta não é explicitamente um filme neorrealista como parece no início. Além da filmagem documental, reúne elementos que combinariam mais com um melodrama hollywoodiano. Há uma dona de casa corajosa (Anna Magnani) que parece uma Sra. Miniver italiana, meninos de rua heroicos e um padre bem semelhante ao padre Brown. Numa cena assustadora, a jovem atriz que trai a resistência desmaia ao perceber o sofrimento que causou. Ela recebera um casaco de pele como propina para delatar os combatentes. Enquanto está desfalecida, seu casaco é retirado do corpo para ser reutilizado no convencimento de outra traidora. Ninguém sabia filmar uma cena de morte melhor do que Rosseline: o assassinato de Magnani, correndo pelas ruas, e a execução do padre diante de várias crianças são encenados com o máximo de compaixão e dramaticidade.


Fonte: Tudo Sobre Cinema

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page