
Se alguém me faz uma pergunta, imediatamente esta pergunta vira um post aqui no blog, pois como não me canso de dizer: a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos! Então vamos entender o que é um produto de cauda longa para o nosso mercado audiovisual.
Vamos começar pela definição:
Segundo Cris Anderson, autor do livro A Cauda Longa: Do mercado de massa para o mercado de nicho, A Cauda longa consiste em um modelo onde a geração de receia de um negócio não é focada somente em seus grandes sucessos, mas também naqueles trabalhos com menos procura mas que, unidos, formam um grande catálogo e, devido a isso, geram um grande volume de vendas.
E o que isso quer dizer?
Trazendo esta definição para nosso setor audiovisual cauda longa é todo produto audiovisual que não se fecha apenas em um filme, mas se transforma em muitos outros produtos.
Vamos dar um exemplo:
O filme Pantera Negra de 2018. O produto principal e de maior valor econômico que gerou a maior parte da receita foi o filme. A partir do filme Pantera Negra, observamos este tema chegar em diversos outros mercados, como:
Desenhos;
fantasias;
Temas de festas;
Diversos tipos de objetos pessoais e decorativos;
Brinquedos;
Acessórios;
Camisetas e muito mais...
Tudo isso é fruto de uma obra audiovisual. O filme pantera negra é a haste principal. É a maior geradora de receita e quem movimenta o mercado audiovisual com a maior força e mão de obra, no entanto, todos estes produtos que nascem desta obra audiovisual abre mercados de nichos menores, continua movimentando a economia em dezenas de áreas secundárias e consequentemente valorizando ainda mais o produto original.
E aí, tá preparado para seu filme virar um produto com cauda longa?
Te vejo no próximo post! 👋
Leia também: O que é a bíblia do audiovisual?
Leia também: O que é direção executiva em um filme?
Comments