top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

O que é um Argumento de filme?


Ao começarmos a desenvolver uma ideia para um roteiro de filme, essa história passará por várias etapas no processo de criação. O objetivo principal dessas etapas é o escritor não se perder em seus objetivos ao longo do percurso.


A primeira etapa, é, de fato, ter uma ideia para uma história.

Essa ideia pode vir de qualquer lugar, qualquer assunto pode servir de inspiração para o desenvolvimento dessa ideia. Uma experiência pessoal, um livro, uma história que alguém contou, uma pessoa, uma pintura, uma fotografia, uma viagem, um objeto, um lugar, um período histórico, uma noticia de jornal e até mesmo um post no instagram ou um twitter.


Essa inspiração é a origem de tudo. O próximo passo é transformar essa inspiração em uma premissa (storyline/logline). A premissa é o conceito geral da história. Sua ideia explicada da maneira mais sucinta possível em três linhas:


Ex: João é um adolescente que mora no interior do Amazonas em uma cidade Ribeirinha e perde toda a família em um incêndio, decidido a ir embora para São Paulo, passa por diversas experiências em sua viagem que mudam sua perspectiva de vida.


A partir do objetivo central da história criado, a segunda parte no processo de desenvolvimento é a sinopse. Nesta etapa você vai dar corpo a premissa. Baseado no exemplo fictício que criamos, na sinopse você precisa desenvolver ainda de forma objetiva: Quem é João; quem é a família, como aconteceu o incêndio; como foi a viagem; e o que aconteceu ao chegar em São Paulo. Uma história sucinta em aproximadamente dez linhas com início, meio e fim.


Enquanto você passa pelo processo de criação da história, também precisa desenvolver um processo paralelo: A criação dos personagens em todos os aspectos: características físicas, psicológicas e sociais. São essas características que darão o tom comportamental de cada personagem.


Depois da sinopse concluída chegamos ao ARGUMENTO DO ROTEIRO. A história completa, com todos os detalhes possíveis, todos os acontecimentos, desde a construção da primeira imagem que você tem em mente para sua história, até a última. Desde o momento em que sua história começa, até o momento que ela termina, absolutamente cada detalhe da história, e tudo contado de forma narrativa: sem cenas, sem diálogos.


Ex: Conhecemos João brincando de bola com seu irmão mais novo Pedro, nos fundos da casa de sua família no pequeno município de Coari interior do Amazonas. Sua mãe, Maria de Fátima grávida de 7 meses grita da porta para João e Pedro entrarem para almoçar.

Observaram como a história começa a ganhar detalhes? Começamos a desenvolver o que seria a primeira cena do filme. No entanto, a história ainda é contada de forma totalmente narrativa.


Espero que esse artigo ajude você no desenvolvimento da sua história. Para mais conteúdo como esse você também pode se inscrever em nosso canal no Youtube!

acesse o link: https://youtube.com/c/soulfilmss


Por: Aryanne Soares

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page