
Segundo o dicionário, decupagem é o trabalho do diretor cinematográfico, que consiste em escolher a imagem mais adequada a cada palavra, frase ou parágrafo do script.
Só por este significado já percebemos que decupagem é uma ação primordial do universo cinematográfico.
Decupagem é o mapeamento do roteiro, é o roteiro estudado e dividido frase a frase, e então as escolhas de como aquilo que está escrito vai sair do papel e ganhar vida.
Vamos para um exemplo:
O Roteiro descreve uma cena que acontece em um quarto. O trabalho de decupagem do diretor é escolher, por exemplo, de que ângulo o personagem será filmado dentro do quarto. Suponhamos que o personagem está sentado na cama. Ele será filmado da porta do quarto? Será filmado do pé da cama? Será filmado da janela? Qual ângulo contribui melhor para que a cena faça o sentido necessário para contar a história.
No entanto, não é apenas o diretor que executa esta função. Cada departamento tem a mesma missão.
Por exemplo, quando o diretor de arte recebe o roteiro ele precisa decupá-lo para saber quais são TODOS os objetos fundamentais para que aquela cena do quarto aconteça. Se o personagem está sentado na cama ouvindo música, é responsabilidade da arte providenciar o local da música. De vitrola a musica no celular o que será mais conveniente para a cena?
Na fotografia não é diferente. Se o diretor quer filmar da porta, ou da janela, qual a melhor lente, e iluminação para que a cena saia exatamente do jeito que ele previu. Isso é decupagem de fotografia.
A decupagem cinematográfica é um trabalho cirúrgico de como aquela história vai sair do papel e ganhar vida nas telas!
Espero que este artigo tenha te ajudado a entender um pouquinho mais deste universo, aproveito e convido você para se inscrever em nosso canal no Youtube, tem muito vídeo bacana lá que vai contribuir ainda mais para seu conhecimento!
Até mais! 👋
Aryanne Soares
Comments