top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

O Cinema em Israel


Você conhece Amir Wolf?

Amir Wolf é um cineasta Israelense. E você sabia que entre 2007 e 2012 quatro filmes israelenses foram indicados ao Oscar? Não menospreze este Estado de apenas 70 anos de idade. Embora tenha sido reconhecido como Estado apenas em 1948 Israel é uma nação desde aproximadamente dois mil anos a.C. (mas isso é outra história!)

Gostaria de falar mesmo sobre o cinema israelense.

Em 2012 Footnote (Hearat Shulayim), de Joseph Cedar, foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

E desde 2000 que o Fundo de Cinema de Israel financia as produções locais.


A história conta que os primeiros estúdios foram criados na cidade de Herzila, na década de 1950. Em 1954, o Parlamento israelense aprovou a Lei de Incentivo aos Filmes Israelenses. Na década seguinte, despontaram os primeiros cineastas de sucesso local, como Menahem Golan, Efraim Kishon e Uri Zohar.


Em 2009 o filme árabe-israelense Ajami, situado num bairro pobre árabe foi indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro. Foi o primeiro filme predominantemente em língua árabe de Israel indicado a premiação e o terceiro ano consecutivo em que um filme israelense foi indicado ao Oscar.


Segundo Bruno Szlak, doutor em Letras pelo programa de Estudos Judaicos e Árabes da USP, O cinema israelense é um reflexo cultural do que acontece na sociedade.


" E o cinema, neste caso, retrata muito bem.

Com filmes chamados “burekas”, eram comédias que retratavam exatamente esse judeu mizrahi, meio atrasado, chegando na sociedade israelense mais adiantada, cultural e de maneira geral são comédias e mostra muito bem esse conflito.

Esse filmes mais ou menos vão de meados dos anos 60 até começo dos anos 70.

Depois, começa outro momento histórico importante,

a guerra de 1967, a Guerra dos Seis Dias.

O cinema passa a refletir esse momento histórico de um jeito muito mais intimista, mais individualista, exatamente porque aqueles valores que anteriores que permeavam a sociedade - do pioneiro e da coletividade e tudo mais -  praticamente se perdem e praticamente quase nada fica no seu lugar, fica um vazio ideológico e existencial."


A cada ano que passa as exportações cinematográficas aumentam, e vão aumentando a medida que mais e mais filmes produzidos em Israel fazem sucesso no exterior, e um maior número de co-produções são filmadas no país. O Centro do Filme Israelense, por exemplo, uma divisão do Ministério de Indústria e Comércio, promove a produção cinematográfica em Israel, tanto de produção local quanto estrangeira, prestando os mais variados serviços, desde organização de contatos profissionais até oferecimento de incentivos financeiros.


Já pensou em fazer cinema em Israel?


Foto: "Fire Birds" (2015) dirigido por Amir Wolf


Fontes da pesquisa:

-


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page