top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

Fundo Setorial do Audiovisual


Um Bicho de sete cabeças?

Sim!

Para muita gente é sim! (somos sinceros por aqui) Pra mim foi por algum tempo também.. mas estamos aqui pra dar aquela ajudinha. Vamos entender um pouco sobre o que é isso.

O Fundo Setorial do Audiovisual O FSA é uma categoria específica do Fundo Nacional da Cultura, destinada ao desenvolvimento da indústria audiovisual no Brasil.

Este fundo foi instituído pela Lei 11.437, de 2006 e seus recursos vem principalmente da arrecadação da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional, a Condecine e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações, a Fistel.

Os recursos do fundo setorial são distribuídos em quatro linhas:


Linha A - Produção independente de filmes de longa-metragem brasileiros;

Linha B - Produção independente de obras audiovisuais para TV;

Linha C - Compra de direitos de distribuição de longa-metragens;

Linha D - Distribuição de filmes de longa-metragem brasileiros em salas de cinema.


A gestão deste fundo é de responsabilidade de um comitê formado por dois representantes do Ministério da Cultura, um da Casa Civil da Presidência da República, um do ministério da eduação, um da Ancine, um dos agentes financeiros credenciados e três da indústria audiovisual.


A diferença entre o FSA e outros mecanismos de fomento é a possibilidade de retorno financeiro, com estímulo ao risco do produtor e valorização de resultados comerciais anteriores. Assim, o Estado voltou a assumir a condição de sócio do produtor cinematográfico, investindo recursos reembolsáveis na produção.


SIMPLIFICANDO - O Fundo Setorial do Audiovisual é um departamento do governo que auxilia financeiramente a produção de audiovisual no Brasil. ;)


Para dúvidas ou mais informações entre em contato!


- fomento = estímulo; impulso; auxílio.


Aryanne Soares


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page