
Muitos dos termos que utilizamos na produção audiovisual são palavras estrangeiras pouquíssimas vezes traduzidas para o nosso português.
Para você não ficar mais perdido, pega a dica aqui do que significa algumas delas:
BEAT SHEET
Beat Sheet é um documento com todos os eventos contidos em um roteiro de filme que serve como guia para a escrita do roteiro. (Como se fosse uma escaleta). A palavra "Beat" é uma gíria industrial derivada de um famoso escritor russo que disse a alguém que escrever roteiro era apenas uma questão de juntar todos os pedaços.
PITCHING
Pitching é o nome que se dá a apresentação de um projeto com o objetivo de defendê-lo na presença de uma banca de especialistas. "Pitching de elevador" é a apresentação de uma ideia no menor tempo possível - 1 minuto!.
SCRIPT DOCTOR
Scritp Doctor é o roteirista ou especialista em roteiro contratado para analisar e reescrever ou aperfeiçoar roteiros já existentes para produções de cinema, TV ou teatro.
SINOPSE
A Sua história contada com início, meio e fim em um único parágrafo.
STORYLINE / LONGLINE
A sua ideia apresentada em três linhas ou três frases.
TRACK RECORD
É o histórico profissional em determinada área do audiovisual
ZEITGEISTER
É o conjunto do clima intelectual e cultura do mundo em uma certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo. Ou Seja, é o contexto cultura da sua história.
Espero que estas dicas possam te ajudar no desenvolvimento do seu projeto audiovisual e na compreensão dos termos utilizados por uma equipe de produção.
Aryanne Soares
Comments