
Os primeiros 30 anos de cinema foram tempos em que o cinema não possuía som direto, ou seja, não possuía som captado simultaneamente a imagem. As câmeras captavam apenas a o que era colocado diante delas e posteriormente na edição eram incluídos legendas que auxiliavam na compreensão das imagens. Até mesmo a trilha sonora, era feita de forma "ao vivo" no local em que o filme estava sendo apresentado. Diferente de hoje, não existiam milhares de cópias espalhadas pelo mundo. cada filme criado era único.
Com o avanço tecnológico (da época rs) a trilha sonora começou a ser inserida no filme no momento da edição
Somente em 1927, o cinema inaugura o que chamamos de som direto. Som e imagens capturados simultaneamente nascendo assim o primeiro filme falado da história do cinema. The Jazz Singer (O Cantor de Jazz – 1927)
E essa foi a maior novidade dos anos 1920, a sonorização dos filmes, e embora, o Western (filmes de faroeste - grande clássico da época) sofresse uma retração durante a transição para o momento em que os filmes sonoros se tornaram absolutos. Para um gênero de pura ação, a chegada do som e a tendência a encher os filmes de diálogos pareceram, inicialmente, de pouco valor.
Porém, ainda em 1930, alguns filmes eram lançados tanto em versão sonorizada quanto na versão silenciosa. Mas, passada a hesitação inicial, os Westerns logo percebem que, se os diálogos eram de menor importância, a trilha sonora, com os sons do estouro da manada, dos tiroteios e das canções folk típicas do país aumentavam em muito o impacto sobre o espectador.
Dessa forma o som foi ganhando espaço e importância ao longo da história.
Bom galera é isso ai! Se tiver alguma dúvida ou quiser mergulhar mais profundo nesse universo deixe sua mensagem, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajudar!
Comments