top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

De onde veio o cinema?

Cinema. Conhecido como a Sétima Arte. E provavelmente a arte mais popular de todas.

Mas você sabe como o cinema começou?

O cinema é Arte "caçula" na história das artes. Dentre as artes milenares como a pintura e a escultura, o cinema ainda é um bebê com cerca de pouco mais de 120 anos de existência.



Quando o cinema surgiu, por volta de 1895, ele não possuía um código próprio, ou seja, ela não era independente em sim mesmo, ele estava misturado a outras formas culturais, como os espetáculos de lanterna mágica, o teatro popular, os cartuns, as revistas ilustradas e os cartões-postais. Os aparelhos que projetavam filmes apareceram mais como uma curiosidade entre as várias invenções que surgiram no final do século XIX. Esses aparelhos eram exibidos como novidade em demonstrações nos círculos de cientistas, em palestras ilustradas e nas exposições universais, ou misturados a outras formas de diversão popular, tais como circos, parques de diversões, gabinetes de curiosidades e espetáculos de variedades.


Embora não seja claro onde realmente começou a história do Cinema, a primeira exibição de um filme de curta duração aconteceu no Salão Grand Café, em Paris, a 28 de dezembro de 1895. Nesta data, os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram Cinematógrafo. O evento causou comoção nos 30 e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária.


O filme exibido foi L'Arrivée d'un Train à La Ciotat (A Chegada de um Trem na estação)


Não existiu um único descobridor do cinema, e os aparatos que a invenção envolve não surgiram repentinamente num único lugar. Uma conjunção de circunstâncias técnicas aconteceu quando, no final do século XIX, vários inventores passaram a mostrar os resultados de suas pesquisas na busca da projeção de imagens em movimento.


Bom, esse é o resumo, do resumo. literalmente os primeiros passos, o primeiro "choro" (se compararmos a um bebê) desse universo cinematográfico e hoje, multimilionário, chamado cinema.

Para saber mais sobre o mudo do cinema, fique ligado em nosso site e nossas redes sociais.


Por: Aryanne Soares


Fonte: História do cinema mundial/Fernando Mascarello (org.). - Campinas, SP: Papirus,

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page