
Ao criar um projeto, precisamos analisar que existem três camadas no desenvolvimento que precisam ser muito bem executadas:
Primeiro, os elementos criativos;
Segundo, os elementos financeiros;
Terceiro, os elementos estratégicos.
Na primeira parte do processo precisamos levar em conta os elementos criativos. O que isso quer dizer? A sinopse, o argumento, o roteiro, o conceito do filme, a linguagem, a época, os personagens, o local da história, e tudo o mais que seja considerado departamento de criatividade, criativo e criação.
Essa é a base de todo projeto, não temos como avaliar elementos financeiros e estratégicos se não soubermos sobre "o que?", "quem?", "quando?" e "pra quem?" iremos falar. O roteiro é o elemento chave de todo o projeto.
Todo esse processo criativo de construção de um projeto é basicamente, ou pelo menos, geralmente de responsabilidade do roteirista e do diretor. São eles que, em conjunto, tomam as decisões, fazem as escolhas, definem conceitos, traçam o curso dos acontecimentos dentro da criação e definem ideias. Nessa dupla dinâmica, enquanto o roteirista vai traçando e mapeando a história, o diretor fica na responsabilidade de avaliar se todos aqueles acontecimentos são viáveis visualmente, afinal, estamos falando de audiovisual, e cinema, de fato, é muito mais visual. Ou seja, tudo o que é construído criativamente precisa no fim ser adaptável para imagens.
E é claro, muitas as vezes, roteirista e diretor é uma equipe de uma pessoas só!
Aryanne Soares
Commentaires