
Nos artigos anteriores falamos sobre o que é um documentário e como desenvolver de forma consciente os principais objetivos do documentário que se pretende desenvolver. Nesta última parte falaremos sobre como o Doc é uma ferramenta forte que pode influenciar opiniões a partir de fatos e dados estatísticos que comprovam a veracidade da informação fornecida no filme.
A Docsociety afirma que: "a forma como a mudança acontece é um tema muito importante e objeto contínuo de debate."
Entendo aqui que até a definição de MUDANÇA pode ser mutável ao longo da história.
No entanto, o que é relevante para nós aqui neste artigo é que de fato o cinema além de entreter e divertir, tem o pode de levar as pessoas a reflexão. Seja de forma consciente ou não.
Quantos filmes não já viraram assunto de debates em diversos círculos de estudos e conhecimentos. Já se tornaram palestra empresariais, aula em escolas e faculdades, e até material de estudo em casos relacionados ao Direito.
O Documentário faz parte disto tudo, pois como disse anteriormente, diferente da ficção, o Doc traz informações e fatos reais, históricos apresentados com dados estatísticos e factuais.
O Documentário é um documento.
Um documento para as próximas gerações sobre a forma de pensar e agir do passado e do presente.
Estamos sempre tão focados em escrever roteiros originais e criar histórias incríveis que deixamos de lado a importância do documentário para nossa sociedade!
Ao desenvolver seu próximo documentário, reflita sobre isso! Você está criando um conteúdo relevante para a sociedade!
Bom filme!
Fonte: https://docsociety.org/
Commenti