
Para todo bom roteiro é preciso uma boa construção de diálogo. Pois o diálogo é uma das principais funções do personagem. Para isso, precisamos entender que criar diálogos é um processo de aprendizagem, é uma questão de treinamento. Quanto mais você exercita essa função, mais fácil ela vai ficando de execução.
Vale muito ressaltar que, o diálogo tem que comunicar as informações e os fatos da sua história para o espectador. Ele precisa mover a história para frente. Precisa revelar gradativamente quem é o personagem, além de revelar os conflitos internos e externos dos personagens, seu estado emocional e personalidade; o diálogo precisa fluir coerentemente do personagem.
Outro ponto relevante na criação do diálogo é que, em um roteiro cinematográfico a escrita é feita da forma que a palavra será pronunciada. Por exemplo, se o personagem tem sotaque regional, as gírias e os verbetes relacionados à linguagem local precisam estar relacionados na escrita. Você precisa registrar cada detalhe que você considera importante para a compreensão da sua história. Já percebeu como alguns personagens entram para a história justamente por essas peculiaridades? Já pensou, você criando um personagem que entre pra história?
Por isso, volto a afirmar, cada detalhe do roteiro é extremamente importante. Tudo tem que ser pensado e coerente. Não dá pra sair escrevendo qualquer coisa. A escrita tem que ser interessante e inteligente. Você não tem que se preocupar em ganhar somente o público. Antes de ganhar o público você precisa ganhar a PRODUÇÃO! Então quando for desenvolver seu personagem capriche! Leia, releia, escreva, reescreva, duvide, critique, refaça tudo quantas vezes forem necessárias.
Aryanne Soares
Comments