
Você criou o seu projeto. Trabalhou muito nele, as vezes por um, dois ou até mais anos. Você sabe a trabalheira que deu pra chegar aonde você chegou. Sabe a vontade de desistir no meio do caminho.. mas a persistência e o foco te acompanharam em todo tempo.
Você apresentou seu projeto, e as pessoas que eram do seu interesse gostaram. Querem fechar contrato!
Você comemora!!! Afinal isso era tudo o que você queria.
Mas, tome cuidado! Não deixe a alegria do momento impedir seu raciocínio. A hora do contrato é uma hora delicada.
O Contrato precisa ser bom e justo para ambas as partes. Precisa ser justo pra você que é o autor do projeto e também precisa ser justo para a produtora que acompanhará seu projeto junto com você dali para frente.
Então vou deixar aqui 4 dicas importantes que você e seu advogado precisam estar atentos.
DICA 1:
Ao procurar uma produtora para seu projeto pense em alguém que possa acrescentar valores. Alguém que pensa um pouco diferente de você pode te dar dicas e conselhos que você não pensou. Vale muito à pena!
DICA 2:
Porcentagens! As porcentagens tanto lucrativas quanto de custo precisa ficar muito bem definida para que não haja injustiça e desfalque para nenhuma parte. Negocie, converse, ajuste, reajuste quantas vezes forem necessárias para que as porcentagens relatadas no contrato sejam justas para ambas as partes!
DICA 3:
Negociação clara! Clareza o tempo todo. Não fique com dúvidas a respeito de nada, pergunte tudo, mesmo que pareça bobo. É o seu trabalho que está ali. Não deixe informações ocultas ou subliminares, tenha CLAREZA TOTAL sobre tudo.
DICA 4:
Por mais que seja o projeto dos seus sonhos, por mais que você tenha certeza que dará tudo certo e que tudo será um sucesso, tenha em seu contrato uma cláusula de saída. Pense no "E se.." E se não der certo? E se nos desentendermos? E se eles quiserem mudar algo que eu não quero? Podem acontecer inúmeros "E se.." Você precisa ter uma saída para isso. E se não der certo quem fica com o que? Afinal, a produtora ou financiadora que você apresentou seu projeto também já trabalhou nele de alguma forma. Quem fica com o que? De quem são os direitos de exibição, de marca, de autoria..
Lembra da dica anterior? CLAREZA TOTAL!
E sucesso pra você!
Aryanne Soares
Comments