
As etapas para que a ideia de uma história chegue as telas de cinema são inúmeras, você nem pode imaginar quantas são (rs..) mas de uma coisa esteja certo: Todas as etapas chamam-se PRODUÇÃO! Vamos citar as 12 principais etapas..
1° Etapa - Sem dúvida a primeira etapa é transformar sua ideia de história em um roteiro cinematográfico;
2° Etapa - A segunda etapa é o início do que chamamos de PRÉ- PRODUÇÃO. E em muitos casos essa é a parte mais trabalhosa, mais detalhista de toda a produção. É nesta etapa que consiste a maior parte do trabalho criativo. É nessa etapa que principalmente os chefes de equipe (direção artística, direção de arte, direção de fotografia, direção de som e direção de produção) estudam o roteiro. Eles definem a linguagem do filme, o estilo, as nuances e o conceito.
3° Etapa - Na terceira etapa a produção começa a ganhar corpo. É quando a teoria e os conceitos começam a virar prática. Cada chefe de equipe, junto a sua equipe começa a buscar tudo o que é necessário para que o seu trabalho seja efetuado com excelência, Incluindo a busca pelo elenco.
4° Etapa - Na quarta etapa temos o planejamento da gravação. Os chefes de equipe se reúnem novamente para definirem dias, horários, locações, documentos de liberação de espaço (se for preciso) de diretos de imagem, equipamentos técnicos e tudo mais que for preciso para que a gravação aconteça.
5° Etapa - OS DIAS DE GRAVAÇÃO!
6° Etapa - A desprodução. Pouca gente conhece essa etapa. Porém ela é fundamental não só no cinema, mas na vida! A desprodução consiste na devolução de todos os empréstimos, ou material alugado; de maneira geral a desprodução é: "DEIXA TUDO DO JEITO QUE VOCÊ ENCONTROU!" (rs..) por exemplo: se alugou uma sala em algum lugar e fez modificações no espaço para se enquadrar de maneira adequada a gravação, quando a gravação termina, o espaço precisa ser deixado exatamente do jeito que estava. (isso mantém as portas abertas)
7° Etapa - A montagem do filme. É quando o montador se senta na frente do computador com o roteiro, e todas as filmagens e monta o filme de acordo com o roteiro.
8° Etapa - A edição do filme. Todos os efeitos sonoros, efeitos especiais, correções de som, de imagem, inclusão de dublagens e tudo mais que precisar ser corrigido ou inserido.
9° Etapa - Mixagem, ou seja, equalizar todos os sons que o filme possui para que não fiquem em altura desproporcional entre outros ajustes.
10° Etapa - Finalizar. E isso inclui a arte do filme para divulgação e a inclusão dos créditos. (não pode faltar ninguém, nem a tia que fez aquele estrogonofe no dia da gravação.
11° Etapa - Divulgação e comercialização
12° Etapa - CORRE PRO ABRAÇO E VAI CURTIR SEU FILME NA TELONA!
As vezes quando estamos assistindo um filme ou uma série não paramos para prestar atenção em tudo o que aconteceu por trás das câmeras para que você tivesse curtindo aquele filme. A quantidade de pessoas que trabalharam para que o filme fosse realizado.
Não existe filme feito por uma pessoa só. O Cinema é um trabalho coletivo. feito por equipes. Gente que trabalha junto em prol de um único resultado final.
Se você é um amante dessa arte, e tem vontade de mergulhar nesse universo. Seja bem vindo!
Deixe seu contato. Tire suas dúvidas. Teremos prazer em ajuda-lo.
Aryanne Soares
Comments