top of page
  • Foto do escritorAryanne Soares

A cadeia de produção cinematográfica: do roteiro a exibição


Se tem uma coisa que não surge do dia pra noite é um filme. O percurso que uma simples ideia faz até chegar ao público passa por muitas mãos, muitas cabeças pensantes, muitas estratégias, muitas situações que dão muito certo e outras que quase beiram ao fracasso, e isso tudo independente se você achou o filme bom ou ruim, isso é apenas o gosto pessoal. No entanto, o trabalho é incansável!


Tudo começa na cabeça do idealizador, a mente brilhante que tem a ideia e por muitas vezes desenvolve essa história de forma solitária; em outros casos, quando este idealizador já faz parte de uma produtora, essa história embarca em uma sala de roteiro, onde diversos profissionais da área criativa trabalharão juntos para criar a história mais incrível possível.

História pronta? Então o trabalho está só começando, este roteiro precisa se transformar em um projeto audiovisual para sabermos na prática quanto ele vai custar e então chega o memento de conseguir o dinheiro para produzi-lo.


Nesta etapa entramos com a produção executiva que terá um papel fundamental na conquista dos recursos necessários para a execução do projeto. Estes recursos podem vir de diversas fontes públicas ou privadas vai depender de em qual lei audiovisual esse projeto foi enquadrado.


Recursos na conta? Hora de reunir os chefes de departamento: Diretor geral, assistente de direção e diretores de arte, fotografia, som, atores e produção de set para tirar o texto do papel.

Cada chefe de departamento junto com sua equipe faz a decupagem da parte que lhe é devida no roteiro e a equipe de produção começa a correr atrás de locações, cenografia, figurinos etc..


Produção a todo vapor chegamos na etapa das gravações. Tudo funcionando a mil por hora, noites em claro, abacaxis e pepinos para descascar de última hora. coisas dando certo, outras não e tudo tendo que se encaixar de uma forma ou outra. Cansativo neh?! Mas te garanto que quem faz, ama!


Tudo gravado. Parte da equipe volta a inércia, ou quase isso, (em alguns casos diretores já começam a embarcar até em novos projetos). No entanto, é agora que equipe de edição e pós produção começa a dar seu melhor e a virar noites e a descascar os abacaxis e pepinos que foram deixados para eles.


Depois desse material pronto é hora de vendê-lo. (lembrando que essa venda começa a ser negociada desde antes da produção) Neste momento essa obra finalizada chega a mão dos distribuidores que irão executar seu plano de ação para que esse filme seja exibido em telas de cinema, canais de streaming, plataformas digitais ou em qualquer outro lugar que já estava anteriormente pré estabelecido lá na etapa da criação do projeto audiovisual.


E por fim, esse filme ou essa série chega até o espectador que irá definir pra si mesmo e em suas redes sociais se o filme é bom, ou ruim.


Ufa! Cansei.. trabalhoso neh?! Na maioria dos casos todo esse trabalho não leva menos de 2 anos.


Artigo longo né? Mas com certeza não é mais longo do que o desenvolvimento de todo um projeto audiovisual desde a idealização até a exibição!


Se inscreva em nosso canal no Youtube, também temos vídeo toda semana por lá com conteúdos incríveis!


Aryanne Soares

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page